Por que a gente decide fazer um MBA fora ?

mba fora

MBA Prep para um MBA fora.

Existem alunos decididos desde o primeiro momento a fazerem um MBA fora do país de origem. Sabem as escolas que mais combinam com eles, têm consciência do nível de inglês necessário para o teste do GMAT, das linhas de financiamento disponíveis, de como estão acostumados a estudar para testes como o gmat e, principalmente, o que os aguarda depois de concluído o MBA.
Especialmente, profissionais ou estudantes que já tiveram uma temporada no exterior, estudando ou trabalhando, já são cidadãos do Mundo e agora, querem fazer MBA para poderem, durante a vida adulta, fixarem-se onde bem entenderem, pois estão cientes de que um MBA fora sempre te ajudará a abrir portas em empresas que atuam no Mundo todo. Esse aluno vem até a MBA House para buscar informações estratégicas e agilizar seu processo de entrada, com dicas, muitos exercícios de GMAT e principalmente, um coach para seus applications num formato dinâmico e integrado ao seu estudo. O Toefl então, ele tira de letra. Isto é o real MBA prep.

Ok, pessoal, fiquem calmos, pois a maioria esmagadora das pessoas que querem fazer MBA prep para fazer um MBA fora sentem-se desamparados quando pensam no tamanho da empreitada que irão enfrentar, não pela empreitada ser propriamente difícil, mas por ser, em grande parte, desconhecida.
A maioria dos candidatos brasileiros a um MBA Internacional não sabem se o nível de inglês é suficiente, de quanto é o real investimento do próprio bolso, do tempo que ficarão fora, se podem levar a família e, principalmente, se serão requisitados por grandes corporações ou mesmo se o empreendedorismo que corre em suas veias será ajudado pelo curso de MBA Internacional.

Para aqueles que identificam-se com o segundo parágrafo, eu digo que, foi pensando em vocês que a MBA House foi criada.
Veja bem, não estamos dizendo que iremos fazer o trabalho por você, mas certamente tornaremos suas escolhas mais certeiras e seu estudo menos árduo.

Ao longo desses 15 anos que trabalho com candidatos à MBA, eu posso começar dizendo a você, que seu processo de decisão passa por 4 fatores principais. Vamos lista-los e conversar um pouco sobre eles.

Fator Profissional 

Talvez o primeiro fator que toca você quando o assunto é MBA. Você questiona o momento em que está na sua carreira e, sem dúvida, faz uma projeção de onde estará se continuar e quais as opções que serão criadas caso você ingresse em um MBA fora. Você avalia seu momento como um todo em sua empresa e, desde o status de seu chefe até a filosofia inerente à sua função são questionados.
Penso que o fator profissional muitas vezes é super valorizado, pois vejo claramente que o MBA Internacional serve como um grande RH, ou seja, ele deve ter qualidade para empregar-te a vida toda e em quase qualquer lugar do Mundo ao longo de sua vida produtiva. Portanto, pensar demais no momento profissional atual pode deixar você com um pouco de medo do desconhecido, do que virá e muitas vezes a decisão é não mudar seu status atual.
Saiba que, a mudança que virá será de pensamento, muito mais do que de carreira, será de perspectiva, muito mais do que salário ou cargo, será uma mudança de paradigma e, muitas vezes, contratado novamente pela mesma empresa que você trabalhava antes do MBA fora fará você perceber que tudo mudou, que você é outra pessoa e que certamente você fará uma revolução no modo de trabalho que antes parecia ser tão cadenciado e previsível.
O fator profissional é o que eu chamo de “cordão umbilical” do candidato. A partir do momento que você corta sente-se livre para perceber que o importante é ter uma carreira em qualquer lugar e desafiar novas funções em novas indústrias. Portanto, corte-o.

FATOR Financeiro

Geralmente, este é o segundo questionamento. Decidido o ponto de que, é muito mais importante ter uma carreira do que ter um emprego, você pensará nos custos envolvidos em um MBA Internacional. Não se preocupe com isto. Os MBAs são preparados para financiarem 100% dos seus custos de estudos e lazer, inclusive se você for acompanhado de parceiros e filhos.
Os valores são enormes, mas você abate boa parte deles durante o MBA e logo após estar formado. Os juros são baixos e os prazos de pagamento longos. Caso tenha algum problema, os bancos irão renegociar. É um grande negócio para eles emprestarem para alunos de MBA.
Muitas vezes você pensa no tempo que irá ficar fora do mercado fazendo MBA e eu te digo : “Se você não tem MBA fora, vc já está fora do mercado, do mercado Global, daquele macro que emprega gente do Mundo todo e garante a empregabilidade em qualquer idade que você esteja”.
Pois não tenha medo dos custos. A MBA House nunca teve em sua história um aluno que teve recusado o financiamento ou que não tenha conseguido paga-lo. E também que acha que não valeu a pena ter arcado com essa despesa. Portanto, faça a dívida. Os benefícios são muitos e você verá que o custo valeu a pena.

FATOR intelectual

Esse é o terceiro fator e vem logo depois que você se dá conta de que não escolherá jamais a escola de negócios pelo preço que ela custa e também não  irá endividar-se de uma forma que seja difícil de honrar.
Esse fator é o momento que você decide preparar-se para o GMAT, Toefl e compilar seus applications.
É aí que a MBA House entra como facilitador e orientador.
A MBA House está habituada a tratar o GMAT de uma forma extremamente objetiva e prática. Sabemos que não é uma prova que mede nível de inglês e tampouco matemática. Não adianta você ser politécnico e querer levar a álgebra para a sala de prova assim como, não adianta achar que a fluência em inglês será determinante. O GMAT é uma prova técnica, de recursos próprios e que mede em muito qual o tipo de raciocínio que as escolas de MBA querem que vc tenha durante o curso e no mercado de trabalho. Além disso, se você suportar o estudo do GMAT, você já mostra que está interessado em ser aluno de um MBA Internacional.
O Toefl muitas vezes é usado como um medidor de seu inglês para verificação se vale a pena continuar pensando em um MBA ou não. ALERTA ! JAMAIS ACHE QUE SEU INGLÊS NÃO É SUFICIENTE E VOCÊ PRECISA DO TOEFL PARA TE DIZER ISSO.
Ao longo de todos esses anos que trabalho com MBA visitei diversas escolas de negócios, assisti aulas, participei de info sessions e também conversei com alunos. Você não tem idéia como, por vezes, e não são poucas, os alunos de MBA têm um inglês limitado. E estou falando de Columbia, Insead e outras escolas muito conceituadas.
Você precisa entender que a Business Schools querem uma pessoa que saiba pensar, seja intelectualizada e consiga expressar-se na língua inglesa, mas ela sabe que, um grande número de candidatos que fazem MBA fora, não têm como língua nativa, o inglês.
Minha dica é : comece pelo GMAT e, quando estiver perto de prestar a prova oficial, você estuda para o Toefl.
O coaching para os applications é algo muitas vezes negligenciado, pois muitos dos candidatos acham que antes devem preocupar-se com as notas do GMAT e do Toefl e depois verificarem para onde aplicarão. Pessoal, o mais importante é você se conhecer e conhecer as business schools. Use muito do seu tempo de preparação para os applications. São eles que te dirão quem você é e só assim você irá conquistar a atenção do setor de admissions de sua escola. Não adianta nada ter uma nota de 750 no GMAT e não ter história para contar ou conta-la da maneira errada. Pensa que você tem qualidades muito boas para ter chegado ao seu momento de expô-las a um comitê de admissão. Eu diria que o coaching para applications é o principal fator motivador de você fazer um MBA fora e deve ser feito com calma e respeito.

FATOR Pessoal

Bem, esse é com você. Depois de ter superado o medo de cortar o cordão umbilical, perceber que dinheiro não será um empecilho, que as provas do GMAT e Toefl estão ok e que suas histórias, recomendações, documentos e entrevistas estão tinindo, você pára e pensa : Mas será que eu devo ir mesmo ?
Tudo entra no pacote : família, amigos, hobbies, namorada, namorado, praia, frio, preço da cerveja…TUDO.
Bem, nisso a gente não tem influência.
Pensa assim : E se eu deixar de ir por qualquer motivo ? Como será ?

JOGUE-SE E VERÁ QUE FAZER MBA INTERNACIONAL SERÁ UMA DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS DE SUA VIDA.

Fale com a gente :

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Comentário (obrigatório)