O QUE PRECISA PARA FAZER MBA NO EXTERIOR

Conseguir obter um diploma de Master of Business Administration (MBA), ou uma pós-graduação para futuros profissionais de negócios e administração, mas que também atrai pessoas de outras formações, faz uma total diferença na sua vida profissional. Segundo o conselho que administra o exame GMAT, o  Graduate Management Admission Council (GMAC), divulgaram um gráfico que apresenta, 88% das grandes empresas procuram contratar candidatos com um diploma MBA. Além da especialização, quem procura um curso como este nível, procuram conseguir a oportunidade para passar uma temporada fora do país, aperfeiçoando idiomas, conhecendo novas experiências culturais ao currículo e um networking aprimorado.

E conseguir uma bolsa de estudos MBA vai exigir principalmente além de estudo, planejamento e outros pré-requisitos, como experiência de pelo menos dois anos de trabalho, um histórico com boas notas na vida acadêmica, cartas de recomendação, algumas provas de proficiência no idioma em que o curso é ministrado, testes de admissões e entrevistas presenciais ou online.  É preciso levar em consideração também a duração do curso, o país onde fica a instituição de ensino, se caso o seu visto precisa ser renovado, e um bom financeiro para sustentar a sua estádia no exterior.

Para ajudar os interessados a dar esse passo, anualmente o jornal inglês Financial Times divulga um ranking sempre atualizado com as milhares escolas de negócios do mundo. Ela procura destacar o preço médio da estádia na universidade e a sua taxa de aceitação nos programas de MBA.

1. Stanford Graduate School of Business

Os cursos de MBA Stanford Graduate School of Business tem tempo médio de dois anos, e conseguiu atingir o primeiro lugar no Ranking das melhores escolas de negócios do mundo (e é uma das mais exigidas). A sua admissão além de ser uma das mais difíceis por requisitar 730 como pontuação média no exame GMAT, é também conhecido por ser o mais seletivo do mundo, contendo uma taxa de aceitação de apenas 5% a 10%  nas admissões solicitadas, tendo um custo médio de 70. 000 dólares anuais.

Com a intenção do MBA é transformar alunos em futuros grandes líderes, a Stanford é por dois anos consecutivos a primeira mais selecionada e mais exigida em programas de MBA.

2. Harvard Business School

Sendo ultrapassada pela grandiosa Stanford, a Harvard Business School, tendo sua localização em Boston, é a pesquisada do mundo pela sua história, e pelos grandes nomes que passaram por ela. Tendo seus cursos de MBA focado em administração de empresas, a escola de pós-graduação da Universidade Harvard tem programas de MBA com duração de dois anos presenciais e integral e sempre voltado a preparar seus alunos para a vida real do mercado global, tem um custo anualmente de 70. 000 dólares.

E por ser a segunda no ranking médio das grandes escolas de negócios, é também uma das mais exigidas, por ter uma pontuação média de 728 para programas como GMAT, e a sua média de aceitação entre as inúmeras aplicações é de 12% e sua metodologia de ensino se destaca por ser baseada principalmente em estudos de caso.

3. Insead

Em terceiro lugar – e a mais selecionada e procurada em toda a Europa, é o Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead).  O programa de MBA, oferecido nas unidades da França e de Singapura que são uma das mais conhecidas, contendo uma duração de um ano e o investimento anual médio é de 85 000 euros.

4. University of Pennsylvania: Wharton

A Wharton School, que é vinculada à Universidade da Pensilvânia, é uma das escolas de negócios de Administração mais antigas do Estados Unidos, sendo fundada em 1881. Tem uma duração média de curso MBA de dois anos e tem 18 seguimentos para se especializar. O investimento da estádia chega na média de 80 000 dólares anuais com uma taxa de aceitação de 8% nas admissões solicitadas.

5. Ceibs

A escola de negócio China Europe International (Ceibs) é a instituição chinesa com a melhor posição até o momento. Foi fundada em 1994, sendo o primeiro instituto de ensino que é relmente focado em administração que oferece um programa integral de MBA na China. Para quem quer realmente aprimorar seus conhecimentos em lideranças, existe uma opção mais longa de estudos, com duração de 18 meses, ou uma versão intensiva, de 1 ano.

6. London Business School

A Escola de negócios de London uma das mais prestigiadas do mundo e foi undada em 1964 e oferece um cursos de MBA sendo um dos mais flexíveis do mundo: o aluno pode escolher estudar por 15, 18 ou 21 meses, de acordo com suas necessidades. Amplamente considerada uma das melhores escolas de negócios, e ela possui 130 especialistas líderes mundiais, e tem um custo de investimento é de 82 000 dólares anuais.

7. University of Chicago: Booth

A Universidade de Chicago, ficou na sétima posição que oferece cursos de MBA de executivo de 21 meses podendo fazer o curso de MBA em três unidades ao redor do mundo Chicago, Londres ou Hong Kong. Contendo um investimento anuais de 194 000 dólares para quem quer estudar no campus norte-americano, e um investimento de  167 000 dólares para estudar na Europa e 172 000 dólares para cursar o MBA em Hong Kong.

8. MIT Sloan School of Management

Sloan é uma das mais procuradas pelas das cincos faculdades renomadas da Massachusetts Institute of Technology (MIT), situado em Cambridge, nos Estados Unidos. Para quem deseja estudar para negócios, a Sloan realiza pesquisas em áreas como marketing, empreendedorismo, estratégia, planejamento, economia, e o carro chefe que é do instituto de tecnologia, a tecnologia da informação, com uma taxa de aceitação de 6,7% para todas as admissões aplicadas.

9. Columbia Business School

A Columbia Business School é a escolas de negócios mais antiga do mundo, e é situada em Nova York.  É uma das seis escolas de negócios da Ivy League, contendo uma taxa de aceitação de 5,9%, tendo uma duração média de dois anos e com investimento médio de 77 000 dólares anuais.

10. Haas School of Business

Pelo segundo ano consecutivo a Haas School of Business conquistou a décima posição na lista e sendo também uma das mais procuradas, pela diversificação que ela oferece. Para quem não mora na Califórnia, seu investimento anual é  exatos 64 652 dólares apenas para os estudos. O curso pode ser feito em período integral ou apenas às tardes e nos finais de semana, com programas de cinco a 30 meses, dependendo da escolha do estudante, um estudo realmente flexível para quem deseja um estudo prolongado. 

 

 

×