Qual o melhor momento de aplicar?

mba application

Fazer um MBA application passa por 4 pontos principais que são : Momento Profissional, Momento Intelectual, Momento Financeiro, Momento Pessoal.

Quero discutir com você neste post o “Timing” do MBA application.

Muitas vezes, o candidato ao MBA espera que diversos “problemas” se resolvam para ele decidir iniciar sua preparação tendo em mente que a preparação deve ter o “perfect timing” entre todos os fatores que ele julga ter que solucionar para iniciar seus estudos no GMAT, GRE, Toefl e também a escolha das escolas e aplicação.

O candidato não considera que, uma preparação sólida pode durar de 8 a 14 meses e que esse é o maior dos “problemas”. Se você decidiu que algum dia fará MBA application em sua vida comece sua preparação imediatamente.
O que quero dizer é que, muitos fatores a serem considerados mudarão ao longo de dois ou três anos que você está pensando em entrar em um MBA Internacional e cada um desses fatores não deve atrasar o principal que é a nota do GMAT, do Toefl e a decisão de como compilar seu applications e como reforça-lo tecnicamente com atitudes profissionais e pessoais.

Vamos então contar como o mercado trabalha e desmistificar o processo de aplicação :

Você inicia questionando seu futuro corporativo e de carreira e percebe que, a principal oportunidade oferecida de morar no exterior sendo (muito bem)  remunerado, com visto de trabalho e posteriormente de residência, ter seguro saúde, educação para os filhos e, principalmente, conseguir flutuar rapidamente entre localizações diferentes em empresas do Mundo inteiro, será através de um MBA application. Esse deveria ser seu “problema”.

Claro que pensar em um MBA application é assustador em primeiro momento, porém, “assustador” deveria ser a preparação, pois você tem um longo caminho para conseguir a nota do GMAT. Muitos não levam isso a sério ou simplesmente acham que tentando através da resolução de 3 mil questões com X livros será suficiente, geralmente acabará com uma nota inferior ao que ele conseguiria com uma sólida preparação, seja com a MBA House ou um concorrente qualquer. Com uma nota inferior você terá menos chances de conseguir a escola de seus sonhos. Tudo por causa da falta de planejamento em como se preparar suplantada por tanta preocupação em coisas que não deveriam ser consideradas pelo simples motivo de que o MBA é preparado para te dar toda a segurança quanto a empregabilidade, adaptação, qualidade de ensino e moradia, mesmo que você queira levar sua família junto.

blog_graphics_studyhours-1
Maior número de horas de estudo para o GMAT (claro que considero um estudo com orientação e assiduidade) revela uma maior nota no GMAT e eu acrescento que consequentemente você terá mais chances de uma business school melhor e melhor career office com melhores ofertas de emprego. Conclusão : GMAT é um dos grandes indicadores de carreira pós MBA.

No gráfico acima, o candidato ao MBA verifica que estudar mais de 120 horas não fará ele crescer muito mais e isso é um senso comum, mas o fato mais importante deste gráfico é perceber a qualidade de estudo que ele irá empreender. Se a qualidade for ruim, ele irá gastar 120 horas e “queimar”as questões, geralmente estudando com um cronometro ao lado e NÃO IRÁ ATINGIR A MARCA DE 700 OU MAIS. Isso será bem complicado, pois, se isso acontecer e ele aí sim tentar pegar um tutor para resolver o problema, seu tutor não terá mais muito o que fazer a não ser começar um trabalho de base, pois as falhas estarão na base desse estudo. Isso é um problema, pois o candidato não aceitará começar quase do zero para encontrar essa falhas e decidirá prestar qualquer escola que aceite a nota que ele conseguiu sozinho.

Claro que há pessoas que conseguem descobrir o jeito correto de estudar e alcançam a nota em pouquíssimo tempo, mas isso e bem raro.

Questione se vale a pena e se essa atitude é um bom custo benefício ara você.

Então, no caso do GMAT, o melhor momento de aplicar é aquele momento em que você já tem uma nota condizente com sua escola de preferência e a conseguiu com muito estudo sim, mas estudo correto.

O Toefl é nota de corte e deve ser feito quando você ja estudou para o GMAT. O Toefl é uma prova bem diferente do GMAT, mas estatisticamente, percebemos ao longo de anos que, quem estuda primeiro para o GMAT e depois faz o Toefl, dificilmente não consegue a nota de corte. Por isso, o momento de aplicar com a nota do Toefl é aquele, obviamente que você já conseguiu a nota e, estrategicamente, conseguiu seguindo o padrão : primeiro o GMAT e depois o Toefl.

Bem, agora vamos ao principal : O MBA application. Digo, essays, recommendations, documentation, curriculum, online application, & interview training. Vamos lá.

Muitos candidatos acham erradamente que estão velhos por exemplo. As escolas de negócios são, antes de mais nada, um negócio, e estão preparadas e querem aceitar profissionais que vão de 24 a 45 anos. Basta escolher as escolas em seus applications e claro, ter uma história profissional e pessoal condizente com sua idade. Se você tiver uma história boa, não será a idade que irá te impedir de ser aceito por uma escola de ponta.
Outro ponto é experiência profissional. Como disse, existem escolas que trabalham com dois anos de experiência profissional e outra que exigem 10 no mínimo. O caso é você ter um curricular condizente com cada um dos anos de experiência de trabalho.

Os applications são a sua história e você conhece sua história melhor que ninguém. Porém, talvez, por melhor que seja seu inglês, ou seus recomendadores, ou sua nota do GMAT, você, mesmo assim, não saiba escrever sua história. Pense que, se você for a um tribunal defender seu caso sem um advogado, talvez você não considere fatos importantes e até desconsidere fatos relevantes dessa sua história para convencer o Juiz de algo e até mais, não consiga ter o rigor da escrita que deve ser mantida ara ela ser aceita pelo admissions office da escola que você está aplicando.

O melhor momento para aplicar será decidido ao longo das inúmeras reuniões de applications junto com as notas do GMAT e Toefl e rounds de aplicação dependentes as sacolas escolhidas, mas a preparação dessa documentação toda leva, em geral de 4 a 6 meses para uma média de 5 escolas.

Os recomendadores devem ser procurados antes do que você imagina, pois muitas vezes, a espera pelo feedback deles é muito mais longa do que se imagina. Diversos fatores contam para isso. Muitos nunca fizeram uma recomendação seguindo as normas das escolas de negócios internacionais, outros têm um inglês limitado e não contam que isso é irrelevante, pois o principal é como você conta a história sobre a pessoa que está recomendando. A grande importância da recomendação é o fator relacionamento. O recomendado deve conhecer bem você, deve conhecer a sua personalidade e o seu rabanho. Lembre-se, temos que ir além do Linkedin.
O melhor momento de procurar seus recomendadores, portanto é “ontem”.

Procure logo sua faculdade e peça os documentos, mas consulte antes seu consultor de applications para saber realmente, quais documentos irão para a tradução juramentada e posterior envio. Sempre tenha uma relação próxima com seu consultor. Peça a ele que te oriente a cada passo.

A conclusão de todo esse post é a de que você deve se especializar em pensar positivo sobre o MBA application que te solucionará todos os “problemas” que você acha que tem que resolver antes de aplicar. Como disse, você tem que começar a se preparar e ser aceito pela escola de negócios que deseja, porque, daí por diante, todos os problemas serão solucionados e você irá perceber que se tornou um profissional do Mundo com extrema fluência no corporativo mundial em setores diversos e funções distintas.

Entre em contato conosco :

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Comentário (obrigatório)