Cursos Preparatórios para o GMAT

Preparacao para o GMAT no Brasil

O teste do GMAT (Graduate Management Admissions Test) é o fator mais determinante para conseguir admissão em um MBA nos Estados Unidos, Canadá, Europa ou Ásia. Apesar de não ser a única prova requisitada para o candidato internacional, (caso o mesmo não tenha completado sua graduação na língua inglesa, será  necessário também prestar uma prova de proficiência na língua inglesa como o TOEFL ou IELTS) o GMAT certamente é o critério que as escolas de negócios mais importantes do mundo tomam como base para selecionar seus candidatos. Portanto, uma pontuação competitiva no GMAT (cujo “score” combinado das seções quantitativa e verbal vai 200 a 800 pontos) permite ao candidato não somente concorrer por uma vaga nos melhores programas de MBA do mundo independente de seu background acadêmico ou profissional, um nota alta no GMAT também ajuda a garantir uma bolsa de estudos de valor significativo, entre 5 mil e 200 mil dólares, o que reduz dramaticamente o investimento necessário para fazer um MBA em uma Top Business School. 

Por conta destas 2 vantagens (admissão e bolsas de estudos), a preparação para o GMAT torna-se um investimento de tempo e dinheiro importante para conseguir atingir seu objetivo de cursar um MBA no exterior. Um curso preparatório para o GMAT oferece uma forma estruturada de estudos, e idealmente, também de acompanhamento de seu avanço no GMAT.

Existem diversas ofertas e modalidades de cursos para o GMAT disponíveis, porém a escolha de qual o melhor preparatório depende de uma análise de seus objetivos e disponibilidade. Os cursos de GMAT podem ser divididos nas seguintes categorias: 

Cursos E-learning de GMAT 

Cursos e-learning oferecem a flexibilidade de estudos pois são disponibilizados de maneira assíncrona, onde o aluno tem acesso a web-aulas e exercícios tabulados pelo software.  Por se tratar de um software com automatização de soluções e sem assistência de um professor ao vivo, acaba sendo a opção financeiramente mais em conta entre os cursos preparatórios para o GMAT. Por isso, cursos de e-learning como Kaplan, Magoosh e E-GMAT acabam sendo opções viáveis para quem busca apenas um pequeno aumento na pontuação do teste do GMAT, para quem possui a organização e disciplina necessária para seguir com o auto-estudo para o teste e para quem tem maior flexibilidade de prazo para prestar o GMAT (≥ 1 ano)

Cursos “GMAT Live Online”

Os cursos de GMAT administrados de forma ao Vivo pela internet, como é o caso dos Cursos preparatórios do Manhattan Prep e Veritas Prep oferecem a vantagem de uma estrutura de programa bem definida, onde os participantes ingressam em uma web conference semanal ou bissemanal para assistir a uma aula de GMAT com um tutor. Estas aulas costumam ter uma duração de 3 horas, e cada uma delas tem o mesmo professor explicando conceitos e resolvendo exercícios de ambas as partes verbais e quantitativas do teste. Estes programas têm duração de 2 a 3 meses, o que a princípio soa bem atraente pois dá ao aluno a impressão que em 3 meses seus “problemas” estarão resolvidos – porém isto não é verdade. A maioria dos candidatos que opta por esta modalidade de Curso preparatório para o GMAT relata que as aulas acabam sendo muito corridas, e os conceitos são apenas explorados de maneira superficial, resultando em uma baixa retenção ao término do curso. Além disto, ao ter apenas um tutor para ambas as matérias implica em que o tutor não possui um background acadêmico nas matérias que ensina e portanto não é capaz de se aprofundar nos assuntos pertinentes. Por último, estes cursos recebem participantes de diversas partes do mundo, alguns nativos na língua inglesa e outros não. Os cursos de GMAT live online não tem como lidar com o gap enorme proveniente da diferenças culturais e de aprendizado de seus alunos, e portanto acaba oferecendo uma solução generalista. 

Aulas Particulares de GMAT (GMAT Tutoring)

Candidatos que entendem a importância de obter um score competitivo no GMAT e que portanto buscam uma opção mais personalizada de estudos acabam pesquisando ou pedindo indicação de professores particulares para auxiliar na preparação para o GMAT. As vantagens desta opção incluem ter o “accountability” de saber que uma pessoa acompanha seu progresso como um personal trainer. Isto torna mais difícil desistir ou desmarcar aulas. No entanto esta modalidade também tem seu downside: primeiramente, acaba sendo a opção mais cara de todas, pois o candidato está pagando pela atenção exclusiva de um profissional, que dependendo de sua “fama como guru” pode cobrar milhares de dólares por poucas horas de consultoria, sob a argumentação que em poucas sessões ele resolverá todos seus problemas com o GMAT. Infelizmente, a realidade é que o esforço do aumento de nota no GMAT depende primordialmente do candidato, portanto um acompanhamento constante apresenta melhores resultados do que algumas interações com um “guru”. Sabendo do alto custo do atendimento particular, alguns profissionais que obtiveram uma boa reputação como professores particulares passaram então a oferecer aulas em grupo, no entanto as mesmas são restritas à área de expertise do profissional, sendo então de Verbal ou Matemática, implicando que o candidato precisará buscar ajuda em outro lugar para o restante do teste. 

Curso Completo de GMAT (MBA House)

Dadas as vantagens e desvantagens descritas nas diversas modalidades de cursos preparatórios para o GMAT, torna-se evidente que deveria ser possível realizar um Curso de GMAT que integrasse os aspectos positivos das diferentes formas de estudo para o GMAT. Felizmente, isto é possível. O Curso de GMAT da MBA House oferece a flexibilidade ao aluno de realizar seu programa de maneira presencial e também online, ao vivo ou assíncrono, totalmente a critério do mesmo sobre como decide participar, pois tem todas as opções a seu dispor. Além disto, o aluno da MBA House conta com aulas em grupo ministradas por professores que são  especialistas nas partes verbal ou quantitativas do GMAT, e estes mesmos professores realizam atendimento individual (aulas particulares) com os alunos para acompanhar seu progresso no programa. Com aulas de GMAT em SP, RJ, Curitiba e BH acontecendo todos os dias e focadas em um assunto específico por dia, as aulas abrangem todo o conteúdo de forma robusta, e podem ser revistas a critério do aluno. Finalmente, como a MBA House possui diversas unidades tanto no Brasil como no exterior, os professores de cada unidade são capazes de adaptar culturalmente e didaticamente o conteúdo para o que mesmo seja relevante aos alunos daquele país, o que permite um crescimento rápido na pontuação. Tendo a estrutura, didática, accountability, atendimento individual, e flexibilidade necessária para o aluno obter um score competitivo no GMAT, esta modalidade de Curso preparatório para o GMAT certamente é a que oferece maior custo benefício: os alunos da MBA também contam com Assessoria nos MBA applications, e portanto recuperam até 60% seu investimento na MBA House com as Bolsas de Estudos que recebem dos programas de MBA.

Vantagens DesvantagensCusto (USD)Provedores
GMAT E-learningFlexibilidade de Horário para assistir aulas; 
Material de Prática extenso; 
Preço 
Sem atendimento personalizado para ajustar desempenho; 
Sem “Accountability” (depende da própria motivação do aluno para estudar) 
$KaplanMagooshE-GMAT
Cursos Live Online de GMATPlano de aulas definido; 
Curso de Curta duração, oferecendo um “overview” do que cai no GMAT   
Aulas muito extensas,sem flexibilidade de horário ou fuso; 
Mesma aula cobre Verbal e Quantitative sections, dadas pelo mesmo tutor; 
Sem assistência individual (acompanhamento personalizado cobrado a parte) 
$$Manhattan PrepVeritas Prep Princeton Review
Aulas Particulares de GMATAtendimento Personalizado
Maior flexibilidade de horário (porém atendimento no prime-time é mais caro/limitado)
Alto custo por poucas aulas; 
Abrange apenas uma parte do GMAT Test (Verbal ou Quant) 
Sem um plano de estudos integrado
$$$- $$$$ Profissionais Liberais
Curso Completo de GMATPlano de aulas definido; 
Atendimento Personalizado;
Aulas presenciais, Live Online e assíncrona;  
Flexibilidade de Horário para assistir aulas;
Tutor selecionado pelo background acadêmico ou profissional no setor educacional; 
Adequação Cultural ao método de ensino local
Material de Prática extenso; 
Exige dedicação para cumprir todo o programa com aulas, acompanhamento individual e exercícios, portanto é mais indicado para que busca um score competitivo no GMAT $$MBA House

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×